Metabolismo energético da célula
Albert Einstein. Introdução
Metabolismo é o conjunto de reações químicas que se processam em um organismo. Essa definição pode parecer simples, mas envolve um conjunto de conhecimentos que se abrem como se fosse um leque. As transformações energéticas processadas em um organismo indicam que estas aconteceram inicialmente dentro de cada célula, individualizada.
Os principais processos de produção de matéria orgânica a partir de substâncias inorgânicas simples são: fotossíntese e quimiossíntese.
Os principais processos de liberação da energia contida nos alimentos orgânicos são: respiração aeróbica, anaeróbica e fermentação.
Conhecendo bem esses processos, saberemos como é o metabolismo energético das células.
1-FOTOSSÍNTESE
A fotossíntese tem esse nome porque é um processo que exige luz para que se realize (foto = luz). A síntese que ocorre é a formatação de matéria orgânica (carboidratos), a partir da água e do gás carbônico, havendo necessidade de pigmento que capta a energia da luz solar: o pigmento clorofila. Assim, a fotossíntese somente é realizada pelos seres vivos que possuem células com pigmentos fotossintetizantes, especialmente a clorofila, que é o pigmento verde.
1. 1- ETAPA DA FOTOSSÍNTESE
Podemos dividir os processos químicos da fotossíntese em duas etapas: a que depende diretamente da luz, onde ocorre a fotólise da água e a fotofosforilação, e a que não depende diretamente da luz, onde ocorre a formação da matéria orgânica.
1.1.1-FOTÓLISE DA AGUA
As reações de análise são caracterizadas pela decomposição de um substância complexa em duas (ou mais) substâncias mais simples. Essas reações geralmente ocorrem por ação de um agente, como a eletricidade e