Metabolismo
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE
PROFESSORA: Everlane Ferreira Moura
ESTUDO
DIRIGIDO
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
CURSO:
TURMA:
Aluno:
Nº 3
METABOLISMO ENERGÉTICO
I- FASES DO METABOLISMO
1. INTRODUÇÃO AO METABOLISMO
Metabolismo é o conjunto de transformações químicas que as substâncias sofrem no interior dos organismos vivos. São reações químicas que ocorrem dentro de suas células para obtenção, armazenamento e utilização de energia em processos vitais. Esse conjunto de transformações ocorre através de milhares de reações químicas, as quais são organizadas em vias metabólicas - seqüências definidas de reações enzimáticas específicas.
As vias metabólicas podem ser degradativas, quando fazem parte do metabolismo degradativo ou Catabólico, ou podem ser classificadas como biossintetizantes, quando fazem parte do metabolismo Anabólico. No entanto, sem suprimentos de substâncias oxidáveis (ou alimentos consumidos na dieta) provenientes do meio ambiente, nenhuma reação poderia ocorrer em um organismo vivo, pois os seres vivos só desempenham suas funções vitais através de uma obtenção contínua de energia, e que depende do consumo diário de alimentos. Além disso, há necessidade de compostos químicos para conservação e/ou aumento de massa corpórea.
Os tipos de substâncias oxidáveis, exigidos do meio ambiente pelos organismos vivos, diferem significativamente de acordo com a complexidade de cada espécie. Algumas bactérias e todos os vegetais, por exemplo, precisam somente de gás carbônico (CO2), água (H2O) e sais minerais para sintetizar todos os outros compostos de que necessitam. Os animais superiores precisam de uma variedade complexa de substâncias oxidáveis as quais são subdivididas em macronutrientes e micronutrientes.
Macronutrientes –são os carboidratos, proteínas e lipídeos
Micronutrientes – são as vitaminas e sais minerais
Durante o processo digestivo (ESTUDO DIRIGIDO Nº1),