Respiração aerobia e anaerobia
Actividades
1. Defina respiração Aeróbia e respiração Anaeróbia.
Respiração anaeróbia
Tipo de respiração em que os alimentos, geralmente hidratos de carbono, são oxidados parcialmente, com libertação de energia química, num processo que não utiliza o oxigénio. Atendendo a que o substrato nunca se oxida completamente, a energia libertada por este tipo de respiração é menor que a libertada pela respiração aeróbia. Os seres vivos aeróbios específicos são organismos que não podem utilizar o oxigénio na respiração. Os anaeróbios facultativos têm também respiração aeróbia, mas podem ter respiração anaeróbia quando há diminuição na concentração de oxigénio. A fermentação alcoólica, realizada por leveduras, é um tipo de respiração anaeróbia em que um dos produtos finais é uma substância ainda energética, o álcool etanol.
Respiração aeróbia
Tipo de respiração que se processa na presença de oxigénio (O2) e em que compostos orgânicos, geralmente hidratos de carbono, são oxidados completamente, originando compostos inorgânicos muito simples, dióxido de carbono (CO2) e água (H2O), com libertação de energia química (adenosina trifosfato - ATP). O rendimento energético desta via catabólica é muito elevado.
A respiração aeróbia inclui quatro etapas fundamentais: a glicose, a formação da acetil-coenzima A, o ciclo de Krebs e a fosforização oxidativa.
A equação geral que resume a respiração aeróbia é:
C6H12O6 + 6O2 = 6CO2 + H2O + energia (36 ou 38 ATP)
2. Quais as semelhanças entre respiração Aeróbia e respiração Anaeróbia?
A semelhança entre a respiração Aeróbia e a respiração Anaeróbia verifica-se durante o processo de respiração em si. Já que nos dois processos é utilizada a matéria orgânica e biomassa.
3. Quais as diferenças entre respiração Aeróbia e a respiração Anaeróbia.
A respiração anaeróbica ocorre com a ausência de oxigênio.Ex:Láctobacilos, bacilo de tétano.
E a respiração aeróbica