Etapa 4 Or Amento E Suas T Cnicas
Orçamento e suas técnicas
Definição
Uma empresa se utiliza da técnica de projeções para gerar informações necessárias para que o orçamento fosse concebido e para que ele desse uma direção à empresa no processo de tomada de decisão. É através desta importante ferramenta que os gestores poderão imaginar e projetar as medidas que deverão ser tomadas, bem como as expectativas para o futuro da instituição. As decisões importantes, quando embasadas no planejamento e nos controles financeiros, têm grande possibilidade de serem eficazes e de alcançarem êxito na empresa.
Há definições de Orçamento que podem nos dar uma idéia bem clara do que é e do quão importante ele pode se tornar no dia-a-dia da empresa e a longo prazo na mesma, como por exemplo a definição de Padoveze (1994, pg. 3) : “Orçar significa processar todos os dados constantes do sistema de informação contábil de hoje, introduzindo os dados previstos para o próximo exercício.” E a definição de Zdanowicz (1998, pg.21) : “É o instrumento que descreve o plano geral de operações e/ou de capital, orientado por objetivos e metas propostos pela alta cúpula diretiva da empresa para um determinado período.”
A maioria das empresas de grande porte e multinacionais têm entre suas responsabilidades desenvolver orçamentos para seus períodos de operação. Um orçamento empresarial deve detalhar quais serão as receitas e despesas da companhia dentro de períodos futuros. A elaboração de um orçamento deve sempre ser feita com base nas previsões, nunca limitando a sua elaboração ao histórico, aos resultados e pressupostos passados. A adaptação de uma estratégia deste tipo, de elaboração de orçamentos exclusivamente com base nos pressupostos passados constitui um erro estratégico, cujo resultado é invariavelmente o desperdício. Recorrendo a uma imagem simples, elaborar um orçamento desta forma é como conduzir um carro com os olhos exclusivamente postos no retrovisor. Um bom exemplo disto mesmo é o orçamento geral do Estado