Etapa 1 e 2 comportamente organizacional
Introdução
Com o mercado em constante desenvolvimento e mudanças, as empresas precisam se adequar. Surge então o Comportamento Organizacional dentro das empresas que como foco no comportamento auxilia nesse processo.
O Comportamento organizacional divide-se em três subáreas: microorganizacional que estuda o individuo, mesoorganizacional estuda as equipes e/ou grupos, e o macroorganizacional estuda a estrutura geral em si. São totalmente úteis as empresas, pois o funcionário é parte fundamental da empresa, e entende-lo é ser capaz de conseguir lidar com o próprio, assim gerando benefícios tanto para empresa quanto funcionário, exemplo:
• Melhoria no convívio entre pessoas de etnias, classes e raças diferentes, assim possibilitando um convívio entre os funcionários de senso e respeito à diversidade.
• Aumento da produtividade; pois a partir do momento que o funcionário é entendido, é possível analisar problemas e mudanças necessárias, tornando o satisfeito com o local de trabalho, assim consecutivamente aumentando a produção.
• Ajuda aos funcionários com “o equilíbrio entre vida pessoal e profissional”.
• Lealdade de funcionários: funcionários satisfeitos com a vida profissional e empresa trazem lealdade com a empresa, assim dando um passo a frente da concorrência.
• Estimular mudanças e desenvolvimento, para uma melhoria em ambas as partes, tal como empresa quanto melhoria para o funcionário, a partir desse estimulo, engloba-se o “pensamento sistêmico” na diretriz da empresa.
O pensamento sistêmico é um conceito que aborda a percepção da realidade, tem visão diferenciada do sistema cartesiano e/ou reducionista; tem como visão a sociedade como um todo onde tudo está interligado, desde um objeto a um ser humano, que não pode ser analisado individualmente, pois tudo influencia algo, como por exemplo: “efeito dominó”, onde se mudado uma peça de local, todas as outras sofrem