Behaviorismo
O behaviorismo método criado por John B. Watson, no qual ele afirma que o indivíduo comporta-se através de estímulos que são lhe impostos.Desta forma esse método de estimulo e resposta vem sendo utilizado não somente no processo de ensino e aprendizagem mais também em outras áreas como em empresas. Assim o Behaviorismo Radical promete trazer mudanças à administradores sobre como compreender o homem, o mundo e suas relações.
2. BEHAVIORISMO
O behaviorismo (behavior = comportamento) surgiu como uma reação à psicologia introspectiva (mentalista) que estava em alta no início do século XX. Seu fundador foi o norte-americano John B. Watson (1878 - 1958) que em 1913 escreveu o artigo O comportamentismo, que ficou conhecido como Manifesto behaviorista. O Objetivo principal do behaviorismo de Watson era estabelecer as leis que regem o comportamento, relacionando as respostas com os estímulos que as precedem.
Aplicação O Behaviorismo é utilizado na educação, no treinamento de empresas, na publicidade, na clínica, etc. No caso do marketing, o behaviorismo é amplamente aplicável. No entanto, não é possível transpor as conclusões de situações experimentais para a realidade. Tampouco é possível controlar com tanto rigor a interferência de variáveis, tanto no nível do estímulo quanto do reforço. O behaviorismo estuda o comportamento individual; logo, a estrutura não é considerada, nem a interação entre os grupos e entre seus membros. Os cientistas do marketing buscam conquistar o comportamento de fidelidade e de permanência de seu público-alvo, que envolvem submissão; e o comportamento inovador, que envolve uma contribuição criativa e a aceitação de novos produtos. Eventualmente as campanhas adotam o reforço negativo e a punição para condicionar seus indivíduos a se comportarem dentro dos padrões e para extinguir comportamentos não desejáveis. Tais reforços podem promover um clima de instabilidade e