Estética
Autor: Ivanilde Leci Lima
Profª. : Iris Weiduschat
Faculdade Avantis
Curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional com Ênfase em Orientação e Supervisão
30/09/2011
RESUMO
O artigo tem como objetivo expor idéias sobre o aprendizado do ato de escrever e que o processo da escrita é contínuo, sendo que, gradativamente, com a prática, o aluno pode ter domínio desta e produzir textos de qualidade. A partir das técnicas sugeridas pretende-se ajudar os docentes a redimensionar sua prática pedagógica nas aulas de produção escrita. Será visto que a leitura enriquece o sistema cognitivo e instiga o aluno a pensar. Esta contribui para a formação do senso-crítico. É na leitura que a criança conhece os diversos gêneros textuais utilizados em diferentes circunstâncias do cotidiano. Portanto, o artigo sugere técnicas para o exercício da escrita e revisão desta como: planejamento, rascunho, correção e reescrita.
Palavras-chave: Texto, Escrita, Revisão
1-INTRODUÇÃO
Um bom texto inicia de um rascunho e nunca de uma primeira versão, pois é por meio de sucessivas revisões que se chega ao aperfeiçoamento da escrita.
O aluno aprende a gostar da prática da escrita a partir do momento em que o educador propicia ao discente, orientações para que o mesmo não escreva sem objetivos e para que esta atividade tenha real valor em seu aprendizado.
Para que a prática de produção de textos obtenha bons frutos é também imprescindível que o professor liberte-se da maneira tradicional de avaliar um texto, em que a escrita se finaliza na devolução do texto ao aluno cheio de correções ortográficas e gramaticais.
A reescrita deve ser realizada com entusiasmo pelos educandos, de maneira que ao fazer esta tarefa com prazer possam querer escrever mais, libertando-se da obrigação de fazê-la e deixando a criatividade tomar conta do papel.
A partir deste pressuposto o artigo sugere formas do