Estática dos Fluídos C1
UNIP Universidade Paulista : DisciplinaOnline Sistemas de conteúdo online para Alunos.
Módulo 1 – SISTEMAS DE UNIDADES
1.1 Como medir
Na engenharia estamos sempre medindo alguma grandeza física como: comprimento, temperatura, pressão, entre outras. Mas o que é medir? Medir nada mais é do que fazer uma comparação. Quando medimos o comprimento de um duto, na verdade, estamos comparando o comprimento do duto com um padrão de comprimento, chamado metro. Por exemplo: Quando medimos o comprimento de um duto e o resultado é igual a 8 metros, na verdade estamos comparando o comprimento daquele duto com o padrão de comprimento: metro. Portanto, o meu duto é 8 vezes maior do que o comprimento padrão denominado metro.
Já que medir é comparar, quando nos propomos medir algo, podemos comparálo com qualquer coisa. O rei George III da Inglaterra decidiu que o galão
(medida de volume) deveria ser igual ao volume do seu urinol. Sendo assim, foi estipulado o padrão de medida: “galão imperial”.
Para efetuar medidas é necessário fazer uma padronização, escolhendo bases para cada grandeza. Antes da instituição do Sistema Métrico Decimal (final do século XVIII), as unidades de medidas eram definidas de maneira arbitrária, variando de um país para outro, dificultando as transações comerciais e o intercâmbio científico entre eles.
As unidades de comprimento, por exemplo, eram quase sempre derivadas das partes do corpo do rei de cada país: a jarda, o pé, a polegada e outras. Até hoje, estas unidades são usadas nos EUA, embora definidas de uma maneira menos individual, mas por meio de padrões restritos às dimensões do meio em que vivem e não mais as variáveis desses indivíduos.
1.2 Bases dos sitemas de unidades
Medir uma grandeza é comparála com outra da mesma espécie considerada a unidade padrão. Logo, é de suma