Hidrodinamica
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ENGENHARIA CIVIL E DE MINAS
CAPÍTULO 3 – DINÂMICA DOS FLUIDOS ELEMENTAR – EQUAÇÃO DE BERNOULLI – 1ª PARTE
Prof. Eliane Justino
INTRODUÇÃO
Dinâmica dos Fluidos – Movimento típico dos fluidos A Dinâmica dos Fluido estuda o comportamento dos fluidos em movimento. movimento e as causas que provoca este movimento. Para entender os fenômenos associados aos movimentos dos fluidos é necessário considerar as Leis fundamentais que modelam o movimento das partículas fluidas. Importante: Conceito Importante: força e aceleração, Segunda Lei de Newton (F=m.a) a o momento da partícula fluida ( de um modo ideal). Com isso se obtém a famosa Equação de Bernoulli que será aplicada a vários escoamentos.
1
13/05/2012
3.1 SEGUNDA LEI DE NEWTON
É usual identificarmos uma aceleração ou desaceleração, quando uma partícula fluida escoa de um local para outro. De acordo com a Segunda lei de Newton, a força líquida que atua na partícula fluido que estamos considerando precisa ser igual ao produto de sua massa e a aceleração que esta força provoca neste elemento.
Consideramos apenas os escoamentos em que a viscosidade é nula invíscidos) (invíscidos), assim o único mecanismo de transferência de calor presente no escoamento invíscidos é a radiação térmica (radiação térmica. eletromagnética emitida por um corpo em equilíbrio térmico causada pela temperatura do mesmo)
Os fluidos invíscidos na realidade não existem mas como as outras forças existem, presentes no escoamento, tais como as provocadas pela aceleração da gravidade ou pelas diferenças de pressão são superiores a força de cisalhamento, esta desprezada. pode ser desprezada.
3.1 SEGUNDA LEI DE NEWTON
Admitindo que o movimento do fluido é provocado pelas forças de gravidade e de diferença de pressão. Aplicando a Segunda Lei de Newton à partícula fluida, obtemos:
(Força Líquida na partícula devida a pressão) + (Força na partícula devida a gravidade = (massa da partícula)