Fenomenos dos transportes
CONCEITO
Manometria é o estudo dos manômetros.
FINALIDADES
* Controle de vazão
* Verificar condições de funcionamento das instalações;
* Determinar alcance de jatos;
* Calcular esforços sobre paredes de recipientes;
* Determinar o potencial da água do solo.
TIPOS DE PRESSÃO
-Absoluta (pab)
-Efetiva, relativa, manométrica ou piezométrica (p) em que atm = pressão atmosférica local (barométrica); p = pressão medida em uma escala cuja origem coincide com a pressão atmosférica local. Pode ser positiva, negativa ou nula, podendo variar de –1,033 kgf cm-2 até uma pressão positiva qualquer. Quando a pressão efetiva é menor que zero, ela é chamada de pressão efetiva negativa, vácuo, sucção ou depressão. A pressão efetiva é obtida em manômetros; pab = pressões medidas em uma escala cuja origem coincide com o vácuo completo, sendo assim só podem ser positivas. São obtidas em barômetros.
RELAÇÕES IMPORTANTES Para atmosfera normal, padrão ou física:
1 atmN = 10,33 mca = 1,033 kgf cm-2 = 760 mm Hg = 14,7 psi = 101.337Pa =
10.330 kgf m-2 = 1,013 bar
Para atmosfera técnica:1 atm =10 mca =1 kgf cm-2 = 10.000 kgf m-2 = 760 mm Hg = 1bar = 100 cbar=1.000Mbar = 14,7 psi = 100.000 Pa = 100 kPa1 atm = 0,968 atmN.
Manômetro
O manômetro é o instrumento utilizado na mecânica dos fluidos para se efetuar a edição da pressão, no setor industrial existem diversos tipos e aplicações para os Manômetros.
Tipos de Manômetros
a) Manômetros utilitários: Recomendo para compressores de ar, equipamentos pneumáticos, linhas de ar, de gases, de líquidos e instalações em geral.
b) Manômetros industriais: São manômetros de construção robusta, com mecanismo reforçado e recursos para ajuste. São aplicados como componentes de quase todos os tipos de equipamentos industriais.
c) Manômetros herméticos ou com glicerina: São manômetros de construção robusta, com mecanismo reforçado e recursos para ajuste. Com a caixa estanque, pode ser enchida com