Estágios academicos
Em quatro aulas disposta de forma leve e agradável, os alunos irão aprender:
1. Reconhecer a existência de variações de uso da língua portuguesa decorrentes de fatores diversos; geográficos, sociais, profissionais, culturais e situacionais. O adolescente que está em processo de formação, não só cultural, mas principalmente do seu caráter. Estas aulas serão de muito proveito. O aluno entrará em contato com as diversas formas da língua, com suas variações, dialetos, gírias e aprenderá a lidar com as diferenças lingüísticas. Um bom exemplo é quando conhece um novo colega que vem de outra cidade ou estado, com sotaques e dialetos próprios. Com esses conhecimentos prévios das diferenças no modo de expressar, pode evitar, até mesmo o “bulling”, tão presentes nos nossos dias.
2. É proposto ao aluno entrevistar uma pessoa que ele percebe que fala diferente. Com esta aproximação e contato, o aluno aprenderá que o outro não é nada mais que seu semelhante, aprendendo a respeitar as diferenças.
3. Com sua entrevista e com os textos propostos nas aulas anteriores, o aluno já tem condições de mudar um texto com linguagem coloquial para linguagem padrão.
4. O aluno aprenderá que não é em todos os lugares e circunstâncias, que deve se expressar como se estivesse com sua turma, com seus colegas. Fazer as escolhas lingüísticas pertinentes a cada situação, levando em consideração a quem está se dirigindo, por escrito ou oralmente.
José Luis Macedo Santana 1.º ano de Letras - Uniban