ESTÁGIO CURRICULAR: EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
NUMERO DO TRABALHO: 393
AUTORES: KAIRO SAIRO PORTO DE MELO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
ANA CAROLINA RODRIGUES DA SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
ANA KARINE LOPES VILA NOVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
MAYRA CAMILA BARBOSA DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
PAULO HENRIQUE LEAL DE SOUSA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
JESSICA KARINE TÁVORA DE SOUSA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
ANDREIA NUNES ALMEIDA DE OLIVEIRA, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
TEMA: Eixo4?Educação-na-Saúde
APRESENTAÇÃO: oral
ESTÁGIO CURRICULAR: EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE
ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.
Objetivamos relatar as experiências vivenciadas de graduandos do curso de enfermagem ao longo do estágio supervisionado na Estratégia Saúde da Família (ESF).
MATERIAIS E MÉTODOS
Trata-se de um estudo de apreensão da realidade descrita, a partir da observação diária de seis discentes supervisionados por preceptor. Dessa forma, o trabalho se inscreve na perspectiva de relato de experiência elaborado a partir das vivências na ESF do bairro Volta Redonda na cidade de Caxias-Ma, nas tardes de segunda a sexta feira. Transcorrido nos meses de fevereiro e março de 2012. A Unidade Básica de Saúde é composta por duas equipes de saúde (uma manhã e uma tarde). Cada equipe é formada por um enfermeiro, um médico, um dentista e dose agentes comunitários. Perfazendo uma cobertura de aproximadamente 1.400 famílias, divididas em 12 micro-áreas.