Estagio Academico II
I. Introdução
Com a decisão de aproximar a Ucrânia da Rússia, ao contrario do que se previa, pois a intenção era uma aproximação com a União Europeia, foi deflagrado um conflito de grandes proporções na Ucrânia. Já em fevereiro, o Presidente Viktor Yanukovych foi destituído do cargo e como se não fosse pouco, milhares de pessoas morreram devido aos inúmeros conflitos e o referendo anexando a Crimeia a Rússia tornaram as coisas ainda mais complicadas.
Com o ocorrido, a segregação da população entre pró-russos e pró-união europeia tornou-se mais forte, ambos os lados tentam sobreviver em meio aos conflitos entre militantes armados e exercito.
Mundialmente, os efeitos tem sido o afastamento dos países do ocidente em relação à Rússia, deixando esta totalmente exilada, além de varias sanções e quebras de acordos firmados anteriormente com estes e com vários outros.
Esta crise esta longe de terminar, mesmo porque não se sabe quem são os responsáveis diretos pela brasa transformada em fogaréu, e assim, até um culpado ser encontrado, muitas acusações e tentativas de soluções ainda serão tentadas, mas determinar um fim será quase impossível.
II. II. A Ucrânia
A Ucrânia conseguiu sua independência no ano de 1991, até então fazia parte da extinta União Soviética passando a dirigir suas atenções para a União Europeia e outros países do Ocidente.
Entretanto, a Ucrânia se vê prensada entre duas premissas que impede que seus governantes caminhem nessa direção, a mais preocupante delas é em relação à parte oriental sul, região mais próxima da Rússia, onde a língua ucraniana foi substituída pela língua russa já a muito tempo e que querem uma maior aproximação com a Rússia. Também temos na parte ocidental em uma situação totalmente aposta, onde jovens se organizaram e se movimentaram em apoio a União Europeia.
Sendo assim, um país dividido, dois lados com propostas e intenções completamente diferentes, cada um querendo