Estágio Supervisionado
MARILDA DO SOCORRO FURTADO NEGRÃO
Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional
BARCARENA – PA
2010
FACULDADES MONTENEGRO
MARILDA DO SOCORRO FURTADO NEGRÃO
Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional
Relatório de Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional apresentado como requisito de avaliação orientado pela professora Lívia Arrelias.
BARCARENA – PA
2010
I – INTRODUÇÃO
A área da educação nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, assim passam a ser rotulados pela própria família, professores e colegas.
É importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem há algum tempo.
As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas á preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado.
A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão é a dislexia, porém, é necessário estarmos atento a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia e o TODA/H (Transtorno de Déficit de Atenção e hiperatividade).
Em virtude dessas dificuldades, surgiu-me o interesse em desenvolver uma pesquisa e analisar as práticas ocorridas na escola em relação ao ensino e detectar problemas de aprendizagem de crianças com TODA/H, na psicopedagogia clínica.
Nas ultimas décadas, o estudo sobre o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, vem despertando interesses de vários profissionais nas áreas da Educação e