Estágio do Desenvolvimento de Novos Produtos
- Geração de ideias;
- Seleção de ideias;
- Desenvolvimento e teste do conceito;
- Estratégia de marketing;
- Análise do comercial;
- Desenvolvimento do produto;
- Teste de mercado;
- Comercialização.
GERAÇÃO DE IDÉIAS Significa a construção de ideias para um novo produto, analisando critérios da empresa, como os recursos materiais e financeiro, e critérios de mercado, como diferencial, inovação e etc. . É fundamental para a geração de uma ideia ter “pés na empresa e olhos no mundo”, além de um clima organizacional que possibilite o pensamento criativo. Normalmente, uma empresa gera muitas ideias para poder descobrir aquelas que são significativas. Na Gillette, por exemplo, de cada 45 novas ideias para produtos, cuidadosamente desenvolvidas, três passam para o estágio de desenvolvimento e somente uma alcança o mercado consumidor. A DuPont descobriu que podem ser necessárias três mil ideias brutas para produzir apenas dois produtos comerciais vencedores, e as indústrias farmacêuticas podem precisar de seis mil a oito mil ideias para cada novo produto comercial de sucesso.
(KOTLER, 2004).Gestão Mercadológica de Produtos e Serviços Entre as fontes importantes de ideias para novos produtos estão as fontes internas, os clientes, os concorrentes, os distribuidores e os fornecedores. Conta, também, com a inteligência de seus executivos, cientistas, engenheiros, pessoal de produção e de vendas. Outro importante aspecto na geração de ideias é a pesquisa de mercado. O consumidor é a quem vai lhe oferecer as informações para a construção de novas ideias, que partidas dos clientes, tem mais chances de acerto.
SELEÇÃO DE IDÉIAS O propósito da geração de ideias é criar um grande número de ideias, e o propósito dos estágios seguintes é reduzir esse número. O propósito da análise