Biomédica
DIABETES MELITTUS TIPO 1 OU DIABETES JUVENIL
CRISTINA SANTOS
MARIA CECÍLIA E. VASCONCELOS
TAÍS APARECIDA PATROCÍNIO
TASSIANE DE PAULA LIMA
VANUSA SANTOS MAIOLINI
ALFENAS-MG
UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO
DIABETES MELITTUS TIPO 1 OU DIABETES JUVENIL
CRISTINA SANTOS MARIA CECÍLIA E. VASCONCELOS TAÍS APARECIDA PATROCÍNIO TASSIANE DE PAULA DE LIMA VANUSA SANTOS MAIOLINI
Projeto de Pesquisa apresentado a Universidade José do Rosário Vellano, como parte das exigências do Curso de Biomedicina para avaliação da disciplina Metodologia Científica.
Orientador: Celso de Ávila Ramos
ALFENAS-MG
2011
1 INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem por finalidade abordar o tema Diabetes melittus tipo I ou Diabetes Juvenil.
Ao que se sabe até hoje, não é possível afirmar com certeza absoluta se um indivíduo será ou não diabético, mas já é possível prever, levando-se em consideração traços genéticos entre outros, um aumento das chances. É através de estudos como esse que hoje em dia já se pode melhorar significativamente a vida de quem sofre com essa doença.
Tópicos importantes sobre o tema, tais como diagnóstico, formas de tratamento, repercussão na vida do portador bem como na vida dos demais á sua volta, importância de acompanhamento rotineiro entre outros serão aqui abordados.
O presente trabalho buscará apresentar formas para que o portador não se sinta excluído de seu mundo, de suas atividades diárias por causa da doença. O intuito é mostrar alternativas para contornar as restrições alimentares, abrir os olhos em relação aos mitos da doença, não deixando de lado o fato de que é um problema sério, que não tem cura, mas que com toda certeza pode ser controlado e que o indivíduo pode e deve ter uma vida normal.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Desafio para o controle domiciliar em crianças e adolescentes diabéticas