PROKNOWC

457 palavras 2 páginas
O proknow-c é um método (ferramenta) estruturado de análise sistemática de revisão bibliográfica, que através da definição de limites para a seleção de artigos pesquisados (base de dados, palavras chave, filtros temporais, e critérios de inclusão ou exclusão de artigos.)

1) estabelecer as definições de pesquisa

definir o eixo da pesquisa ordenar a pesquisa cronológicamente - escolher o filtro temporal identificar as bases de dados que serão utilizadas para consulta dos artigos, de acordo com a área do conhecimento em questão. o passo final consiste em definir os filtros da pesquisa.

2)conduzir uma análise preliminar

Após a validação das definições de pesquisa, o processo de seleção dos artigos para construção das referências bibliográficas é iniciado. Os filtros disponíveis nas bases devem ser utilizados para reduzir o número de artigos a serem analisados. Exclusão de artigos de áreas não relacionadas com a pesquisa
Para organizar os artigos, os ítens são importados para o Endnote e nessa aplicação os artigos duplicados são excluídos. (mesmo artigo indexado em mais de uma base ou diferentes combinações de palavras chaves na busca resultam no mesmo artigo)
Selecionar os artigos com título relevante ao objetivo da pesquisa.
Em seguida, analisar o reconhecimento do artigo no meio científico baseado no número de citações que cada artigo obteve desde sua publicação, através do Google Scholar. Os artigos rejeitados pelo numero de citaçoes ainda passarão por um processo de revisão considerando outros critérios e tem chances de voltar a integrar o conjunto de referências bibliográficas relevantes para a pesquisa (menos de dois anos de publicação e ainda não tiveram a oportunidade de serem citados e que tenham sido publicados por um dos autores de algum dos artigos aprovados).
Os artigos selecionados devem passar por uma análise do alinhamento do resumo com o tema da pesquisa.
Busca por artigos disponíveis integralmente na base de dados utilizados

Relacionados

  • Estudo de caso
    8382 palavras | 34 páginas