Reatores em lampadas
Reatores Eletrônicos Utilizados em Lâmpadas Fluorescentes Tubulares
Alunos:
Introdução
O reator é um equipamento auxiliar utilizado em conjunto com as lâmpadas de descarga (lâmpadas fluorescentes, vapor mercúrio, vapor de sódio e vapor metálico) que tem como objetivo limitar a corrente na lâmpada e fornecer as características elétricas adequadas. Os tipos de reatores encontrados no mercado são: eletromagnéticos e eletrônicos. A correta aplicação dos reatores garante um melhor desempenho para os projetos elétricos e luminotécnicos, contribuindo diretamente para a manutenção do fluxo luminoso e a vida útil da lâmpada.
Reator Eletrônico
Os reatores eletrônicos são aqueles constituídos por componentes eletrônicos (capacitores, indutores, resistores, circuitos integrados e outros). Operam em alta frequência (de 20KHz a 50KHz), proporcionando economia de energia, pois os reatores eletrônicos têm menores perdas elétricas, comparados com os reatores eletromagnéticos. Surgidos comercialmente em meados dos anos 80, são o que há de mais moderno em termos de reatores para lâmpadas de descarga.
Conhecidos como reatores “leves”, os eletrônicos apresentam inúmeras vantagens em relação aos eletromagnéticos, entre as quais:
São mais compactos
Mais leves
Consomem menos energia
Aumentam a vida útil das lâmpadas
São mais eficazes
Apresentam versões diferenciadas de acendimento
Proporcionam uma luz com cor mais estável
Melhor manutenção lumínica
Ausência do efeito estroboscópico e da cintilação;
Ausência de ruído audível;
Elevado fator de potência;
Baixa distorção harmônica total;
Alimentação múltipla (50Hz, 60Hz e tensão contínua);
Peso e volume menores;
Custos de instalação e manutenção reduzidos.
São desenvolvidos com circuitos de disparo e de controle de corrente mais complexos, além de circuitos de proteção. Em sua maioria são mais