estudos
Hemocitoblastos ou Células-tronco hematopoiéticas são células precursoras dos glóbulos sanguíneos, que é o processo de formação de células do sangue a partir de células tronco indiferenciadas comprometidas com a formação de células sanguíneas. Cada tipo de célula do sangue tem a sua linhagem própria e diferenciação: há uma linhagem eritrocítica, uma linhagem granulocítica, uma monocítica e uma linfocítica. Em cada uma destas linhagens as respectivas células-tronco sofrem mitoses e gradativamente se diferenciam em células adultas. Durante a eritropoese as células tronco denominadas proeritroblastos diminuem bastante de tamanho, a cromatina dos núcleos se torna cada vez mais densa, isto é, escura e granulosa, o citoplasma é bastante basófilo devido à grande quantidade de RNA nele presente -esta célula é o eritroblasto basófilo. À medida que estas células se diferenciam elas iniciam a síntese de hemoglobina. Devido a isto o citoplasma passa a se corar por uma mistura de corantes basófilos e acidófilos por causa da coexistência de RNA e hemoglobina - esta célula é o eritroblasto policromatófilo . Com a perda gradual do RNA citoplasmático as células atingem a cor de uma hemácia que é o eritroblasto ortocromático.
A célula tronco da linhagem granulocítica é uma célula grande, com núcleo volumoso de cromatina frouxa e citoplasma basófilo, porém menos que o citoplasma do proeritroblasto. Esta célula é denominada mieloblasto. Os mieloblastos originam os promielócitos, diferentes para cada sublinhagem: promielocito neutrófilo, eosinófilo e basófilo.
Neutrófilo: São Núcleo geralmente trilobulado. Função - Fagocitar elementos estranhos ao organismo .
Eosinófilo: São núcleo bilobulado . Função - Fagocitar apenas determinados elementos. Em doenças alérgicas ou provocadas por parasitas intestinais há aumento do número dessas células.
Basófilo : São grânulos citoplasmáticos muito grandes, chegando a mascarar o núcleo. Função -