estudos
Materiais e Reagentes:
Tira de papel de filtro
Canetas de cores e tipos diferentes
Água
Acetona
Placa de petri
Maça
Faca
Solução de HCL de 1M
Solução de NaOH 1M
Pipeta Pasteur
Tubo de ensaio
Estante para tubos
4 pastilhas de antiácido
Béqueres
Ácido acético glacial
Cronômetro
Pipeta graduada
Óleo de conzinha
Detergente neutro
Procedimento:
Experimento 1-Cromatografia de corantes de canetas
Colocaram-se os solventes em dois béqueres diferentes até atingir uma altura de +/- 1 cm (tampe e reserve o frasco).Foi traçado uma linha, com lápis, em duas tiras de papel de filtro(+/- 1cm da borda do papel).
Foram feitas pequenas marcas iguais com as canetas em ambas as tiras de papel (utilize o traço como referência).Foi colado uma tira de papel em cada solvente.Manteve-se a corrida por aproximadamente 15min, ou até atingir ¾ do comprimento do papel(repor o solvente quando houver necessidade). Foi retirado o papel do solvente e marcado a distância percorrida pelo solvente e deixou-se secar.
Experimento 2-Inibição do escurecimento da maça
Foi colocada uma fatia fina de maça em cada placa. Cobriu-se cada fatia com: água, HCl e NaOH. Foi medido o tempo do escurecimento da maça.
Experimento3- Precipitação das proteínas do leite Adicionou-se 1 mL de leite em 3 tubos de ensaio numerados. Adicionou-se 3 mL de:1( água),2( HCl), 3(NaOH).
Experimento 4- Dissolução do sonrisal
Foi colocado os solventes nos 4 béqueres numerados: 1.água(10mL), 2. Água (100 mL), 3.acetona(10mL) e 4.ácido acético glacial(10mL). Colocou-se uma pequena quantidade de sal de fruta e anotou o tempo gasto para completar a desintegração do sal de fruta.
Experimento 5- Formação de micelas
Colocou-se 5 mL de água em um tubo e adicionou-se 1mL de óleo. Foi agitado e anotou o que aconteceu.
Adicionou-se 3 mL de