O abandono da carreira docente por parte dos professores de educação física na rede pública atualmente
ACADEMICOS: AMÁBILE REGINA DE SOUZA
ANA CAROLINA CESAR CARVALHO DE SOUZA
O “ABANDONO” DA CARREIRA DOCENTE PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA NOS DIAS ATUAIS.
Itajaí-SC
2013/1
ANA CAROLINA CESAR CARVALHO DE SOUZA
AMÁBILE REGINA DE SOUZA
O “ABANDONO” DA CARREIRA DOCENTE PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA NOS DIAS ATUAIS.
Trabalho apresentado á Disciplina de Produção doConhecimento Profª Mª Julianaconstando como nota á M2
ITAJAÍ, SC
2013/1
INTRODUÇÃO
1.1 Contextualização do problema
A educação física escolar tem sofrido muitas transformações ao longo do tempo, mas é a partir do século XX que ela ganha um novo olhar com papel crucial na construção do sujeito de maneira integral, dentro do ambiente escolar. Mas na situação em que se encontra hoje em dia, em que está sendo vista apenas como momento de lazer, sem fim pedagógico, está parada no tempo. Perdendo cada dia mais a sua importância e a sua identidade. Mas quem é professor de educação física e quem estuda sobre, sabe a importância da educação física escolar desde a tenra idade.
Mas devido a vários fatores, os professores de educação física, no caso da rede pública, a cada dia estão mais desmotivados quanto a sua prática.
As causas dessa desmotivação são inúmeras, a má remuneração salarial, a desvalorização profissional por parte dos outros professores, por parte da gestão escolar, por parte do governo, a falta de espaço físico adequado, materiais insuficientes e muitas vezes a falta deles. A dupla, tripla, jornada de emprego, que muitos professores trabalham em até 4 escolas diferentes para tentarem alcançar uma certa qualidade de vida adequada e a falta de respeito dos alunos com os professores hoje em dia é pavorosa. E o resultado disso é um esgotamento profissional.
Por isso podemos levar em conta o quão comum estão