estudos sobre a aprendizagem dos alunos
Relatório referente às formações do PNAIC/GEEMPA durante o ano de
2013
Começamos este ano de 2013 sabendo da chegada de mais um programa aderido por nosso município, o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), no qual fui convidada a ser orientadora de estudos. Fiquei preocupada porque não conhecia a proposta, mas fiquei sabendo que este novo programa só trazia fundamentação teórica, sendo que a metodologia ficaria por conta do programa GEEMPA, pois este tem uma metodologia eficaz no processo de alfabetização dos estudantes, embasado na teoria pós-construtivista de Esther Pillar Grossi.
Em reunião na Secretaria da Educação com a coordenadora Fátima Calazans discutimos a divisão das turmas, sendo que Karla Daiany ficou com o 1º ano, Cristiane Barreto com o 2º, eu e a colega Fabiane Santana com o 3º ano e Phabiana Novais, Érica Tereza e José Marcos com as multisseriadas. Depois das primeiras formações José Marcos acabou desistindo de ser orientador de estudo, ficando os seus professores divididos entre as orientadoras de estudos Érica e Phabiana.
Chegou o convite para irmos a Feira de Santana participar da formação inicial com carga horária correspondente a 24 horas. Assim que retornamos de Feira agendamos o nosso 1º encontro com os professores aqui em Tucano na Escola Zélia de Brito no dia 19 de março, neste dia os professores conheceram um pouco da proposta do programa, bem como os colegas e o orientador de estudo.
Os dias de estudos foram organizados alternadamente, pois na enquete realizada no primeiro dia descobrimos que os professores estavam cursando faculdade e em dias diferentes, por isso fazia-se necessário alternar os dias para não prejudicar os estudos que nos dias atuais são muito importantes. As formações foram realizadas