Estudos do Filme Revolução dos Bichos
Estudo de vídeo
Itajaí
2014
2
A obra A Revolução dos Bichos, escrita por George Orwell (pseudônimo de
Eric Arthur Blair) e, posteriormente, adaptada para o cinema, narra a insurreição dos bichos de uma fazenda contra seus donos.
Os humanos eram impacientes, grosseiros e indelicados entre si. Negavam ajuda uns aos outros e estavam preocupados apenas em seus próprios interesses.
Em relação aos bichos, os humanos agiam de forma semelhante: eram grosseiros e maltratavam os animais. Autoritários e exploradores, não ligavam para o bem-estar dos bichos, sendo que, muitas vezes, deixaram os animais sem alimentação. Entre os bichos, a relação era diferente. Estes eram unidos, protegiam uns aos outros.
Pensavam no bem-estar dos seus semelhantes e se ajudavam.
Major, um velho porco, reúne os animais da fazenda para contar-lhes um sonho: serem governados por eles próprios, os animais, sem a submissão e exploração do homem. Os animais ficam entusiasmados com as possibilidades.
Entretanto, alguns dias após, Major falece, deixando para trás seus ideais de mudança. Snowball e Napoleão passam, então, a se reunir para traçar estratégias e para liderar a revolução. Certo dia, senhor Jones descuidou da alimentação dos bichos, então houve o estopim da revolta. Os humanos foram expulsos. A fazenda passou a chamar-se “A Fazenda dos bichos” e os sete mandamentos foram escritos na porta do celeiro.
É possível traçar um perfil dos principais personagens. Napoleão era um grande estrategista. Egoísta e ambicioso, corrompeu-se pelo poder e tornou-se um ditador. Tinha um grande desejo de onipotência. Snowball era um porco inteligente, lutava pelos ideais defendidos pelo velho major. Um exemplo de liderança positiva, que visava o bem de todos os animais. Velho major, porco sábio e preocupado com o bem-estar de todos. Uma espécie de líder carismático que obteve a admiração dos demais animais através da sua sabedoria, ideais de