Estudos discplinares
I - Fatores que contribuem para a emergência da globalização
1º Fator Expansão da comunicação
A explosão nas comunicações globais foi facilitada por alguns importantes avanços na tecnologia e na infraestrutura das telecomunicações no mundo.
Como se deu esse fenômeno?
a. A tradicional comunicação que dependia de sinais analógicos, de processos mecânicos, foi substituída por sistemas integrados em que uma vasta quantidade de informação é comprimida e transferida digitalmente.
b. A tecnologia a cabo tornou-se mais eficiente e menos dispendiosa (cara) com o desenvolvimento das fibras ópticas. c. A expansão da comunicação por satélites.
d. Surgimento da Internet.
Essas formas de tecnologia facilitam a compressão de tempo e espaço. Dois indivíduos localizados em lados opostos do planeta, em Tóquio e em Londres, por exemplo, não somente podem conversar em tempo real, mas também podem enviar documentos e imagens um ao outro com a ajuda da tecnologia via satélite.
Embora a infraestrutura das telecomunicações não esteja desenvolvida de modo uniforme no mundo, um número cada vez maior de nações pode agora acessar redes internacionais de comunicação de uma forma impossível anteriormente. VER GRÁFICO DA PÁGINA 63
2º Fator - Integração da economia global
Ao contrário de épocas anteriores, a economia global não é mais fundamentalmente de base agrícola ou industrial.
Ela está cada vez mais marcada pelo que é virtual ou intangível.
Essa economia virtual é a única na qual os produtos tem sua base na informação, como é o caso dos softwares de computador, dos produtos de mídia e de entretenimento e dos serviços baseados na internet.
Esse novo contexto da economia tem sido chamado de “Era da Informação” / “Economia da Informação”.
O surgimento da economia do conhecimento e da informação se relaciona ao desenvolvimento de uma larga base de consumidores que são tecnologicamente aptos e que avidamente integram