ESTUDOS DE CASO E TRANSDISCIPLINARIDADE: DESAFIOS DA COMPLEXIDADE
Programa Permanente de Capacitação Pedagógica – Outubro/2006
Oficina – TCC: Modalidade Estudo de Caso – Texto de apoio
ESTUDOS DE CASO E TRANSDISCIPLINARIDADE: DESAFIOS DA COMPLEXIDADE
Profa. Dra. Elisabete M. M. de Pádua1
Resumo
O texto busca trazer elementos para uma reflexão sobre o Estudo de Caso, no que se refere à produção de conhecimento e à prática profissional; mantendo o foco no modo de produção do conhecimento, caracteriza o Estudo de Caso nas perspectivas disciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. Mostra que, neste momento histórico de transição nos paradigmas da Ciência, enfrentamos o desafio de re-contextualizar conceitos, procedimentos e técnicas para o Estudo de Caso, no sentido tanto de uma maior integração entre disciplinas e áreas do saber, quanto de um maior comprometimento ético entre os participantes de um estudo desta natureza. Apresenta elementos metodológicos para o desenvolvimento dos Estudos de Caso. Conclui que a visão transdisciplinar é a que, hoje, pode ampliar o potencial dos Estudos de Caso para contribuir com práticas profissionais inovadoras e a produção de conhecimento a partir dos princípios do paradigma da complexidade.
Palavras-chave: Estudo de Caso, Metodologia, disciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade.
O objetivo do Método, aqui, é ajudar a pensar por si mesmo, para responder ao desafio da complexidade dos problemas”
(Edgar Morin, Método 3, 39)
Considerações Iniciais
Os estudos de caso tem, há longo tempo, se constituído como um desafio, no âmbito das pesquisas qualitativas, em função de suas possibilidades de explicação/compreensão da intervenção em diferentes contextos - pedagógicos, sociais, clínicos, terapêuticos - ao mesmo tempo em que possibilitam a produção do conhecimento “em ação “.
Esta dupla possibilidade tem sido abordada mais recentemente no campo da Ciência, e tem se constituído também em desafio permanente no campo da