Topografia
DN = l a re – l b vante
Se DN+ então o terreno está em aclive (de ré para vante).
Se DN- então o terreno está em declive (de ré para a vante). Este tipo de nivelamento pode ser longitudinal, transversal ou radiante e é aplicado a terrenos relativamente planos.
Precisão do Nivelamento A precisão, tolerância ou erro médio de um nivelamento é função do perímetro percorrido com o nível (em km) e, segundo GARCIA e PIEDADE (1984), classifica-se em: alta ordem: o erro médio admitido é de ±1,5mm/km percorrido. primeira ordem: o erro médio admitido é de ±2,5mm/km percorrido. segunda ordem: o erro médio admitido é de 1,0cm/km percorrido. terceira ordem: o erro médio admitido é de 3,0cm/km percorrido. quarta ordem: o erro médio admitido é de 10,0cm/km percorrido. Onde o erro médio é avaliado da seguinte forma: para poligonais fechadas: é a soma algébrica das diferenças de nível parciais (entre todos os pontos).
para poligonais abertas: é a soma algébrica das diferenças de nível parciais (entre todos os pontos) no nivelamento (ida) e no contranivelamento (volta). Este erro, ao ser processado, poderá resultar em valores diferentes de zero, para mais ou para menos, e deverá ser distribuído proporcionalmente entre as estações da poligonal, caso esteja abaixo do erro médio total temível.
Assim, segundo ESPARTEL (1987), o erro médio total temível em um nivelamento para um perímetro P percorrido em quilômetros, deverá ser: = ±5mm E o erro máximo admissível, segundo o mesmo autor,