Estudo
Tiago não era um apóstolo e muito menos fora um dos discípulos de Jesus durante seu ministério terreno. Ele era filho de José e de Maria, mãe de Jesus. Nesse texto ele se identifica como servo, mas não foi sempre assim, pois os evangelhos revelam que numa situação Tiago, seus irmãos e Maria, foram à Jesus para prendê-lo, como se Jesus estivesse louco por cumprir seu ministério. Eles não entendiam e não aceitavam sua missão.
Alguns textos, como Mateus 13.55 e Marcos 6.3, revelam que Tiago era irmão de Jesus e que havia outros irmãos e irmãs dele: “E seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas?” Em Gálatas 1.19, Paulo diz que quando esteve em Jerusalém não viu nenhum dos apóstolos. Viu apenas a “Tiago, o irmão do Senhor”.,
Tiago se converteu, provavelmente, após a morte e ressurreição de Jesus. Juntou-se aos discípulos de Jesus e tornou-se líder da igreja em Jerusalém. Morreu como mártir defendendo a causa de Cristo.
Muitos se acham superiores por serem ricos. Outros se acham inferiores por serem pobres e acham que os ricos são superiores porque são ricos. Esta é um modo de provação divina para medir nosso valor, pois devemos medir nosso valor pelo valor que o próprio Deus nos deu. Não podemos medir nosso valor pelos bens que possuímos. Muitos são reprovados na sua concepção pessoal quanto aos bens que possui.
Jesus não escolheu os ricos da terra, mas os fracos. Um grande erro é se medir pelo que se tem. A pessoa que se mede assim terá problemas. O amor não se mede pela beleza, por exemplo. Uma mulher que meça o amor de seu marido por sua beleza terá problemas quando as rugas e os cabelos brancos chegarem. Seu marido a ama pelo que ela é e não apenas por sua aparência. A auto-estima alta será uma qualidade de quem se valoriza