Concep O De Leitura
É como interpretamos os diversos tipos de textos que lemos baseados em nossos conhecimentos. Estando presentes a concepção de foco no autor onde o leitor apenas compreende o que o autor pretende informar, o foco no texto onde o leitor deve identificar os sentidos expressos no texto, conhecendo o sistema estrutural da língua e por fim o foco na interação autor-texto-leitor que leva em conta a experiência de vida do leitor, seu conhecimento social no qual lhe compõem idéias de interação com o texto, facilitando sua compreensão do texto.
Estratégias de Leitura
São formas de conhecer, interpretar e entender o que será lido, baseado em conhecimentos sobre: o autor do texto, o título, o gênero, a sua divulgação e conteúdo.
Leitura e Produção de Sentidos
A leitura e a produção de sentido são atividades orientadas por nossa bagagem sociocognitiva: conhecimentos da língua e das coisas do mundo (lugares, sociais, crenças, valores, vivências). Considerar o leitor e seus conhecimentos e que esses conhecimentos são diferentes de um leitor para outro implica aceitar uma pluralidade de leituras e de sentidos em relação a um mesmo texto. (PLT, l Ler e Compreender, os Sentidos do Texto).
Gênero Texto
Diferentes formas de textos presentes em jornais, revistas, livros, páginas da internet, compõem os gêneros textuais. Não há como formar uma lista completa de gêneros textuais, tendo em vista que os gêneros sofrem variações na sua constituição, e em muitas ocasiões, resultam em outros gêneros, novos gêneros. Cito alguns exemplos presentes no nosso cotidiano: uma lista, uma poesia, um conto, um artigo, um resumo, uma carta, um bilhete, uma tirinha, um e-mail e etc.
Alguns Gêneros Textuais
Gênero Textual Discursivo presente na Revista Veja.
a) Título: Trocar Companhias à Mesa pelo Celular: Mau Hábito Gênero discursivo argumentativo Característica: interferir sobre opiniões, atitudes ou comportamentos dos interlocutores. http://veja.abril.com.br/notícias/saúde