CONCEP O DE LEITURA
Foco no Autor
O autor é dono de sua vontade e de suas ações e a mentalização é a representação do pensamento e de sujeito absoluto de suas ideias, ou seja, a leitura é entendida a partir do conhecimento do autor, é compreendia como atividade absoluta de captação de ideias do produtor sem levar em conta a experiência e conhecimento do leitor.
Foco do Texto A leitura exige que o leitor tenha foco no texto em sua generalidade, uma vez que, traduz em linguagem clara o texto, o leitor é caracterizado por realiza uma atividade de reconhecimento e reprodução.
Foco da interação autor -texto-leitor
As ideias expressas no texto, o leitor entende, assim ele interage com as ideias do autor em uma atividade altamente complexa de produção, que se realizam evidentemente com base nos elementos linguísticos presentes na estrutura textual.
A INTERAÇÃO: autor -texto-leitor
O leitor lê e constrói o sentido do texto utilizando-se de estratégia de seleção, antecipação, inferência e verificação.
Estratégias de leitura
Ler com curiosidade, analisar e selecionar palavras que não foram entendidas. Criticar contradizer ou avaliar a informação se que tem no texto são estratégias fundamentais para entendimento do texto. Objetivo da Leitura
O entendimento do texto, o autor e o leitor depende da vontade colocada na leitura
Leitura e produção de sentido
É preciso levar em conta o conhecimento do leitor que é necessário para uma boa interação textual.
Leitura de Conhecimento O Leitor da um sentido para o texto a partir dos seus conhecimentos, valores, culturas e outros fatores.
Pluralidade de Leituras e sentidos
O texto pode ter vários sentidos, o conhecimento de um leitor pode ser diferente do outro, dependendo dos seus