Estudo Teologico A Predestina O
Prof. Anísio Renato de Andrade
Predestinação – o que é e a quem se refere?
“Predestinar” significa planejar ou determinar o destino. Este verbo se encontra na bíblia apenas nas seguintes passagens:
“Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou”. (Rm.8.29-30).
“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade... Nele, digo, no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade.” (Ef.1.4,5,11)
A teoria calvinista a respeito da predestinação diz que Deus escolheu os que haviam de se salvar e condenou os demais à perdição eterna, independente do desejo dos indivíduos. É bom observar que os textos acima não afirmam tal coisa. Tais declarações calvinistas me parecem contrárias ao ensino bíblico geral bem como ao caráter de Deus expresso na bíblia.
Como podemos compreender a predestinação bíblica e relacioná-la ao livre-arbítrio humano?
Antes da fundação do mundo, Deus já sabia quem haveria de crer em Cristo e quem haveria de rejeitá-lo. Para os que o aceitariam, ele fez um plano. Ele determinou que eles seriam seus filhos, semelhantes a Cristo. A predestinação se baseia na presciência (I Pe.1.2) e não numa escolha soberana de Deus. Predestinar é planejar. Deus tem um plano de salvação, mas isso não significa escolher quem será salvo. Por exemplo, a arca de Noé estava predestinada a flutuar sobre as águas do dilúvio, mas quem seriam seus ocupantes? Era uma questão de decisão individual.
A predestinação bíblica sempre se refere a