Neoliberalismo
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
LICENCIATURA EAD EM HISTÓRIA
GÉSCIKA SOUZA SANTOS
Política e Organização da Educação Básica
VITÓRIA
2015
ATIVIDADE DO MÓDULO I
Disciplina: Politica e Organização da Educação Básica
Professor: Alessandro da Silva Guimaraes
De acordo com a unidade 01 o neoliberalismo compreende a educação a partir de uma finalidade voltada para a lógica do mercado e não uma educação com fins humanísticos. Que conseqüências podem apontar disso para a educação hoje? Façam um pequeno debate no encontro presencial pensando nesse tema e, em seguida, produzam um pequeno texto sobre tal questão.
Na doutrina neoliberalista, o Estado não teria controle nos preços dos produtos e serviços, pois quem controlava a regulação dos preços, era a demanda, sendo que quanto mais vendia, mais o preço aumentava. Muitos defensores da doutrina comentada (Neoliberalismo), dizem que as empresas necessitam de poder de decisão em todos os aspectos para que haja um maior crescimento econômico e um desenvolvimento social, tendo em vista que não terá a intervenção do Estado para burocratizar suas tramitações. Também incentivava as privatizações das empresas estatais de maneira ausentarem as mesmas de suas responsabilidades, ocorrendo a desnacionalização das principais empresas do país para liberar a entrada de capital estrangeiro no país, e com isso, fortalecer a moeda nacional.
A globalização também é um pré-requisito do neoliberalismo onde há uma abertura da economia e uma liberação da entrada de empresas internacionais no país, e com isso, há uma desvalorização da moeda nacional.Nesse modelo de governo, o Estado não se sente na obrigação de financiar a educação, a saúde, o bem estar social da população, pois acredita que como tem-se o direito de liberdade para negociações, cada instituição deve-se responsabilizar por sua área, e, esquece que a personagem principal da história é o ser