Estudo sobre organograma
O organograma é uma representação gráfica que os administradores utilizam para representar a estrutura das organizações, sejam elas com ou sem fins lucrativos. Conforme o autor Carreira (2009), o organograma permite que se faça através dele uma análise visual onde se verifica as disfunções na estrutura organizacional, como os papeis conflitantes, duplicidade de comando e amplitude de autoridade perigosa.
O organograma é composto por órgão e estes por cargos que são preenchidos por pessoas que possuem perfil profissional e psicológico adequados aos papeis que irão representar. O administrador que não souber trabalhar com esse instrumento, seguramente, não terá sucesso na sua vida profissional. (Carreira, 2009, p. 271)
É através do organograma da empresa que o administrador irá conseguir identificar os órgãos, os departamentos, as autoridades hierárquicas da organização e as funções desenvolvidas.
De acordo com Ballestero (2000), o objetivo do organograma é definir e estabelecer a divisão do trabalho, o tipo de relação de autoridade, as relações de comando, os níveis hierárquicos, o processo de tomada de decisão e as relações funcionais.
INFORMAÇÕES DE UM ORGANOGRAMA
Em um organograma para o autor Maximiliano (2011), os retângulos irão representar a divisão do trabalho, ou seja, cada retângulo é uma parte do trabalho e ainda as reponsabilidades a serem desenvolvidas pela pessoa ou grupo de pessoas. Já o número de níveis dos quais os retângulos estão divididos, irá mostra o nível de autoridade da hierarquia, ou seja, desde o topo com o gerente de maior autoridade até a base da estrutura onde estão os de menos autoridades. E por fim, as linhas onde ligam os retângulos mostram a comunicação de um nível para o outro que possibilita sua ação coordenada. Abaixo podem ser observadas na figura 1, as informações citadas acima:
Figura 1: Informações de um organograma
Fonte: Maximiliano (2011,