Conceitos e princípios da negociação
A negociação faz parte de nossas vidas, é uma arte que pode ser aprendida, uma comunicação em duas vias, com interesses em comum. O maior obstáculo para uma boa negociação é a nossa tendência de agir sem pensar, o que nos faz cometer erros. Para sermos bons negociadores, precisamos pensar antes de falar, planejar, entender o porquê que a pessoa está comprando, usar a razão (não se envolver emocionalmente), ter objetivos bem definidos, interagir positivamente, perceber sob o ponto de vista do cliente (emoções, sentimentos, interesses, percepções e motivações dele, e oferecer o atendimento que gostaria de receber se fosse ele e estivesse na situação dele), ter um comportamento ético, etc. Algumas das habilidades necessárias para uma boa negociação:
Grupos - Habilidades
Pessoas 1 – Filósofo Tenha uma perspectiva 2 – Psicólogo Coloque-se no lugar do outro Problema 3 – Detetive Descubra os interesses 4 – Inventor Invente opções 5 – Juiz Avalie o que está sendo proposto Decisão 6 – Estrategista Pense antecipadamente 7 – Diplomata Construa uma ponte
Foco no cliente, isto é estar comprometido com o resultado e o sucesso do cliente, se comportando como se fosse um consultor do cliente, aquele que tem prazer em levar solução para os problemas dele.
Outra dica importante é o relacionamento com o cliente, tendo a percepção de que tipo de cliente tem a sua frente e buscando a forma mais eficaz de se comunicar considerando as características principais daquele cliente. Cada ser humano é único e gosta de ser tratado como tal.
Separar pessoas dos problemas, se você tem um ponto a resolver, nunca ataque a pessoa e sim o problema, negocie para resolvê-lo, nunca leve para o lado pessoal.
Concentre-se sempre nos interesses da Organização "Bem Maior", e não nos seus interesse pessoais.
Tente sempre a negociação "Ganha-Ganha", aonde ambas as partes ganham maximizando seus resultados, lucros.
Use critérios objetivos e não