estudo sobre liderança
Texto: II Samuel 5:6-23; 8:15-18
O rei Saul tinha uma tampa na sua liderança que Davi não tinha. Saul nunca conseguiu que a monarquia passasse a ser mais que um governo baseado em seu carisma. Era um general. Mas não tinha um exército preparado. Não tinha nenhum sistema de governo organizado, nem um método para conservar os resultados de sua liderança. Davi por sua vez, tomou boas decisões quando assumiu o trono. De maneira muito metódica, escolheu um centro estratégico para sua nova capital (Jerusalém – a qual ainda não havia sido ocupada por nenhuma tribo de Israel. Era controlada pelos Jebuseus, II Samuel 5:6-16). Arremeteu contra os Filisteus, o rival de Israel, (II Samuel 5:17-23). Trouxe a Arca da Nova Aliança (II Sm 6) e estabeleceu uma equipe de oficiais governamentais (II Sm 8:15-18).Saul foi inferior a Davi tanto em caráter como em sua capacidade para guiar. Saul foi limitado em uma quantidade de tampas, mas Davi tirou as tampas que estavam sobre si e sobre os que estavam ao seu redor. É óbvio que Davi teve êxito em sua liderança devido a esta lei, já Saul fracassou ao não observar os princípios que a regem. OBSERVAÇÕES ACERCA DESTA LEI
As tampas que limitaram a liderança de Saul foram:
1. Saul foi limitado pela tampa do TEMOR (I Samuel 10:21-22)
Começou seu reinado escondendo-se entre os equipamentos. Seu temor logo conduziu seu exército a Ter a mesma atitude.
“E Saul, filho de Quis, foi indicado. Mas quando o procuraram, não podia ser encontrado... Então... disse o Senhor: Está aí escondido entre a bagagem”. 2. Saul foi limitado pela lei da IMPACIÊNCIA (I Samuel 13:8-10)
Recusou-se esperar a Samuel, tomou o assunto em suas mãos e presumiu ser Deus.
“Esperou Saul sete dias... não vindo, porém Samuel, o povo se foi espalhado dali. Então disse Saul: Trazei-me aqui o holocausto e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto”.
3. Saul foi limitado pela tampa da INFLUÊNCIA (I Samuel 13:11-12)
Ele foi