Agnosia
Abaixo, vocês encontrarão o relato clínico de um paciente com quadro de agnosia visual. Agnosia é uma dificuldade no reconhecimento de objetos ou pessoas provocado por lesões ou acidentes vasculares cerebrais
O paciente apresenta dificuldades graves em reconhecer rostos e alguns objetos. O trajeto que a doença realiza modifica o caminho natural executado pelo sistema perceptivo visual. Enquanto na maioria dos indivíduos são produzidas primeiramente sensações e, a seguir, percepções, o paciente não chega a perceber objetos, mas se detém apenas em sensações vagas e imprecisas acerca do mundo exterior.
Após a leitura do caso:
1) Descreva quais são as sensações referentes aos objetos vistos pelo paciente (dunas, rostos, flor e luva)? (6,0)
2) Aponte diferenças entre o modo dos computadores lidarem com estímulos e o modo do cérebro humano lidar com estímulos visuais. (4,0)
Observações:
- trabalho em dupla
- número de páginas: de 1 a 5 pgs.
- data de entrega: 27 e 28 de março
Texto extraído de “O homem que confundiu sua mulher com um chapéu”- caso clínico estudado pelo neurologista Oliver Sacks.
in SACKS, OLIVER, “O homem que confundiu sua mulher com um chapéu”, Companhia das letras: Rio de janeiro, 2012.
Introdução
O dr. P. era um músico excelente, fora célebre como cantor durante muitos anos e depois, na faculdade de música de sua região, como professor. Foi ali, no relacionamento com seus alunos, que certos problemas foram observados pela primeira vez. Às vezes um aluno se apresentava e o dr. P. não o reconhecia ou, especificamente, não reconhecia seu rosto. No momento em que o aluno falava, o dr. P. reconhecia-o pela voz. Incidentes como esse multiplicaram-se, causando embaraço, perplexidade, medo e, às vezes, situações cômicas. Pois não só o dr.P. cada vez mais deixava de reconhecer rostos, mas ainda por cima via rostos onde eles não existiam: na rua, jovialmente, à la