AGNOSIA
Definição....................................................................................1
Causas........................................................................................1
Tipos de Agnosia........................................................................2
Tratamento................................................................................3
Referências Bibliográficas..........................................................4
Definição
Para entendermos o que é Agnosia, primeiramente devemos saber o real significado da palavra. Segundo o dicionário Aurélio, agnosia significa simplesmente “ignorância”. Buscando por significados mais específicos da área médica, agnosia define-se como “incapacidade para reconhecer a importação de impressões sensoriais”.
Apesar de serem poucos os estudos sobre esse assunto, podemos concluir por bases científicas, que agnosia é “um transtorno neuropsicológico que consiste na deterioração da capacidade para reconhecer ou identificar objetos apesar de manterem a função sensorial intacta”. Geralmente, quando uma pessoa tem agnosia, pode, por exemplo, ter o campo visual saudavel, normal, porém não ter a capacidade de associar nomes ou reconhecer objetos simples como uma caneta.
Causas
A agnosia é causada pela deterioração da capacidade para reconhecer ou identificar objetos; isso é associado a danos cerebrais ou doenças neurológicas; essas lesões estão localizadas nos lobos parietais e temporais do cérebro, onde possui a capacidade de armazenar memoria e fazer associações de objetos.
A doença não pode ser causada a parir de uma disposição genética, pois essa sempre surge a partir de um “acidente”. Em sua maioria, pode ocorrer depois de um traumatismo craniano; acidente vascular cerebral (AVC); após um envenenamento por monóxido de carbono; ou até mesmo pode ser resultado de uma vida estressante onde a saúde é deixada em segundo plano em relação às