Laranja mecânica - um estudo sobre liderança
CURSO DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DISCIPLINA: PSICOLOGIA
PROFESSORA: DÂMARIS DE O. BATISTA DA SILVA
ACADÊMICA: FERNANDA M. JUSTUS DE MEDEIROS
LARANJA MECÂNICA – UM ESTUDO SOBRE LIDERANÇA
“Liderança é o processo de dar propósito (direção significativa) ao esforço coletivo e provocar o desejo de despender este esforço para se atingir o objetivo” (Jacobs e Jaques apud YUKL, 1998:2-3).
1) QUAL ERA O ESTILO DE LIDERANÇA DO PERSONAGEM PRINCIPAL?
De acordo com Marcondes (2010), o estilo autocrático é aquele em que o líder sozinho toma todas as decisões e a participação dos liderados é apenas a de realizar as tarefas designadas pelo líder.
Segundo Chiavenato (2006, apud MARCONDES, 2010), na prática o líder utiliza todos os estilos, dependendo da situação. Por vezes pede a opinião dos subordinados ou apenas determina a tarefa a ser realizada e em outras situações, sugere o caminho a ser seguido.
Alex DeLarge, o personagem principal do filme, assume esse perfil autocrático durante a primeira parte do filme, em que ele deixa claro para seus colegas de gangue que a opinião dele é superior a dos demais, apesar de tê-los ouvido, não levou a ideia adiante. Após esse episódio DeLarge, acreditando que sua liderança está ameaçada provoca Dim e George, jogando-os em um lago, após estes quererem mudar algumas regras e serem tratados com mais respeito. Eles acabam brigando e logo após em um bar, Alex, em tom de superioridade afirma: “agora vocês sabem quem é o líder”, demonstrando assim, mais uma vez seu ar autocrático.
Desta forma, o personagem oscila entre o perfil Autocrático I, no qual o líder é quem toma as decisões sozinho, de acordo com as informações que dispõe e Autocrático II, no qual o líder busca obter mais informações junto aos seus subordinados, porém a decisão é tomada sozinho.
Além disso, pode-se observar em Alex um viés do perfil de liderança do tipo “9.1”, como citado por Marcondes