Trabalho aec laranja mecanica
CAMPUS RONDONÓPOLIS – UNIDADE FLORIANO PEIXOTO
CURSO DE PSICOLOGIA
Analise Experimental do Comportamento
Analise do filme “Laranja mecânica”
NATHÁLIA FRANTHIESCA REZENDE SOUZA
JORDANA SOARES DOS SANTOS
Prof. (ª) Paula Azevedo
Rondonópolis – Psicologia 4º Semestre
2015/1
“A virtude vem de nós mesmos. É uma escolha que só a nós pertence. Quando um homem perde a capacidade de escolher, deixa de ser homem...” Laranja Mecânica.
1. UMA ANALISE SOBRE O FILME “LARANJA MECÂNICA” E O USO DO CONTROLE COERSIVO
O Filme “Laranja Mecânica” é um filme britânico que foi lançado no dia 19 de Dezembro de 1971, e tem duração de 02h16min. O diretor é Stanley Kubrick e seu gênero é ficção científica. Os atores principais são: Malcom McDowell (Alex), Patrick Magee (Mr. Alexander) Michel Bates (Chefe dos guardas) Warren Clarke (Dim), Adrienne Corri (Senhora Alexander) Carl Duering (Dr. Brodski) Paul Farrell (Morador de rua) Clive Francis ( Lodger) Michael Glover (Diretor da prisão) Michael Tarn (Pete), Margaret Zyzack (Conspiradora), David Prowse (Julian). O filme conta a história de Alex, um jovem inglês que é líder de um grupo de delinquentes que cometem todos os tipos de horrores durante as madrugadas: espancamentos, brigas com grupos rivais, assaltos, estupros e até mesmo assassinato.
As relações comportamentais estabelecidas entre as pessoas compõem o ambiente especial que nos distingue das outras espécies. Embora muito do sofrimento humano decorrente das relações com a natureza tenha sido amenizado com os avanços tecnológicos, adversidades motivadas pelas relações entre indivíduos são ainda frequentes. Nas relações sociais, por emparelhamento, um indivíduo pode ser um reforçador condicionado e generalizado, porém, ao infligir estimulação dolorosa incondicional a