Raciocinio Logico
RACIOCÍNIO LÓGICO
AVALIAÇÃO DA HABILIDADE DO
CANDIDATO EM ENTENDER A ESTRUTURA
LÓGICA DE RELAÇÕES ENTRE PESSOAS,
LUGARES, COISAS OU EVENTOS,
DEDUZIR NOVAS INFORMAÇÕES E
AVALIAR AS CONDIÇÕES USADAS PARA
ESTABELECER A ESTRUTURA
DAQUELAS RELAÇÕES. AS QUESTÕES DAS
PROVAS PODERÃO TRATAR DAS
SEGUINTES ÁREAS: ESTRUTURAS
LÓGICAS; LÓGICA DE ARGUMENTAÇÃO;
DIAGRAMAS LÓGICOS; ARITMÉTICA,
ÁLGEBRA E GEOMETRIA BÁSICA.
Introdução
Pode-se afirmar que só para analisar o edital, tem-se um primeiro “susto”, o candidato não entende o que vai cair. Alguns perguntam se tem matéria para estudar, outros qual é a matéria. Observe que vai cair na prova conhecimentos do candidato se o mesmo entende a estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, ou eventos fictícios.
Entende-se por estruturas lógicas as que são formadas pela presença de proposições ou sentenças lógicas (são aquelas frases que apresentam sentido completo, como por exemplo: Homero é culpado). Observe que a estrutura lógica vai ligar relações arbitrárias e, neste caso, nada deverá ser levado para a prova a não ser os conhecimentos de Lógica propriamente dito, os candidatos muitas vezes caem em erros como:
Se Ana foi à praia então Paulo foi pescar, ora eu sou muito amigo de uma Ana e de um Paulo e ambos detestam ir à praia ou mesmo pescar, auto induzindo respostas absurdas. Dessa forma, as relações são arbitrárias, ou seja, não importa se você conhece
Ana, Homero ou Paulo. Não importa o seu conhecimento sobre as proposições que formam a frase, na realidade pouco importam se as proposições são verdadeiras ou falsas. Queremos dizer que o seu conhecimento sobre a frase deverá ser arbitrário, vamos ver através de outro exemplo:
Todo cavalo é um animal azul
Todo animal azul é árvore
Logo Todo cavalo é árvore
Observe que podemos dizer que se tem acima um argumento lógico, formado por três proposições categóricas (estas têm a presença das palavras Todo, Algum e Nenhum), as duas primeiras