Associacao de resistores 1
No experimento realizado, montamos e estudamos a física de circuitos elétricos formados por resistores e fontes de tensão. Neste, analisamos circuitos nos quais as cargas se movem sempre no mesmo sentido, conhecidos como circuitos de corrente contínua ou circuito CC. Para isso, montamos dois mini protótipos com diferentes distribuições de resistores, um em série e o outro em paralelo. Sendo assim, para entender circuitos elétricos é importante ter conhecimento dos conceitos de corrente elétrica e de resistores.
O que é uma corrente elétrica?
A corrente elétrica é o movimento de partículas carregadas em um sistema condutor. Esse movimento ocorre quando existe uma diferença de potencial (ddp) no meio. Dessa forma, a presença de uma bateria ou uma fonte de tensão torna o potencial desigual no condutor, e gera um campo elétrico no interior do material, este campo exerce sobre os portadores de carga uma força que impulsiona os portadores de carga do material a se moverem preferencialmente em uma direção, produzindo assim uma corrente. Se as partículas carregadas se movimentam de forma ordenada temos uma corrente continua.
O que é um resistor?
Resistor é um componente eletrônico que tem a propriedade da resistência elétrica, sendo elementos de circuito que consomem esta energia, convertendo-a integralmente em energia térmica. É o caso, por exemplo, de um fio metálico. À medida que os elétrons passam pelo fio, as colisões entre os elétrons e os átomos do metal, fazem aumentar a agitação térmica dos átomos. Os resistores têm como função atenuar a corrente elétrica. É costume representá-los nos circuitos pelos seguintes símbolos gráficos:
Os resistores podem estar associado em um circuito em série ou em paralelo. Da associação em série temos que a corrente se mantém constante em todo o circuito e a soma do potencial nos resistores equivale a potencia da fonte. Já da associação em paralelo notamos que a corrente se divide igualmente se os resistores forem