Associação de Resistores
CAMPUS SANTA CRUZ
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
1º RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL III
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
FABIO DE OLIVEIRA FERREIRA
TURMA 3080
Relatório apresentado ao Professor Nelson da disciplina
Física Experimental III referente à experiência laboratorial realizada no dia 13/02/2014.
Rio de Janeiro
2014
INTRODUÇÃO
Foi realizada uma experiência no laboratório de física experimental III utilizando um protoboard com diversos resistores, cabos com pinos banana para interligações e multímetro digital. OBJETIVO DA EXPERIÊNCIA
A experiência teve como objetivo demonstrar, de forma prática e objetiva, os conceitos de associação série, paralela e mista de resistores.
EMBASAMENTO TEÓRICO
RESISTORES
Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica ou impedância, que possui como unidade o ohm. Causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica, apesar de limitar a corrente. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão.
Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados.
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
Em um circuito é possível organizar conjuntos de resistores interligados, chamada associação de resistores. O comportamento desta associação varia conforme a ligação entre os resistores, sendo seus possíveis três tipos: série, paralelo e mista.
1
LIGAÇÃO EM SÉRIE
Um conjunto de resistores quaisquer é dito associado em série quando todos os resistores forem percorridos pela mesma corrente elétrica.
Para que tenhamos uma associação em série é necessário que os resistores sejam ligados um em seguida ao