estudo sobre Hansenìase
ESTUDO SOBRE HANSENÌASE
DJALMA NASCIMENTO DE OLIVEIRA
PROF. CINOELIA LEAL
VITÒRIA DA CONQUISTA
DEZEMBRO
2013
DJALMA NASCIMENTO DE OLIVEIRA
ESTUDO SOBRE HANSENÌASE
Trabalho apresentado ao curso técnico de enfermagem do CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL-CETEP, como requisito avaliativo da disciplina saúde do adulto.
Professora꞉ CINOELIA LEAL
VITÒRIA DA CONQUISTA
DEZEMBRO
2013
HANSENÌASE
A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, apresenta maior prevalência em áreas de baixo nível social, onde ocorre a subalimentação, moléstias debilitantes e superpopulação. È causada pelo bacilo de hansen. Esse bacilo apresenta afinidade pelo tecido cutâneo e sistema nervoso periférico, podendo afetar outros órgãos como: testículos, fígado e olhos. A hanseníase não é uma doença hereditária.
È uma doença infecciosa, de evolução crônica (muito longa) causada pelo Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. A doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento dos doentes, que hoje já não existe e nem é necessário, pois a doença pode ser tratada e curada.
A hanseníase é uma doença que atinge a pele e os nervos, afetando braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz, podendo causar deformações visíveis em casos mais graves. A transmissão acontece com a convivência próxima e prolongada. Os bacilos são eliminados pela pessoa doente, principalmente por meio da respiração. “Felizmente, a maioria das pessoas possui resistência ao microorganismo e não adoece, ou o faz de forma mais benigna, mantendo a doença de forma localizada, e não a transmitem” ressalta Lastoria
A transmissão se dá de indivíduo para indivíduo, por germes eliminados por gotículas de saliva na fala que são inalados por outras pessoas infiltrando-se no organismo pela