ESTUDO SOBRE CORDAS VIBRANTES
CAMPUS ALTO PARAOPEBA
ENGENHARIA CIVIL
ESTUDO SOBRE CORDAS VIBRANTES
OURO BRANCO / MG
21 de maio de 2015
Resumo
Neste experimento uma corda de nylon presa em uma extremidade e tensionada por pesos na outra extremidade foi submetida a vibrações de um auto-falante geradas por um gerador funo. É possível determinar a densidade linear da corda (µ) e a velocidade de propagação da onda (v) através da medidas obtidas durante o experimento e aplicando-as as fórmulas que serão deduzidas na teoria. Foi possível constatar que os resultados experimentais ficaram satisfatoriamente próximos aos valores teóricos.
Introdução
Ondas é um dos principais assuntos na física. Para vermos a importância das ondas no mundo moderno, basta considerarmos a indústria musical. Cada peça musical que você escuta desde algumas bandas ao mais eloquente concerto transmitido na Internet, depende da produção de ondas e a detecção, a informação transportada pelas ondas pode necessitar ser transmitida ou gravada e depois reproduzida. A importância econômica do controle de ondas musicais é tremenda e a recompensa para engenheiros e físicos que desenvolvem novas técnicas de controle pode ser gratificante.
Se a extremidade de uma corda esticada e presa oscilar, uma onda periódica se propagará ao longo dela, será refletida na extremidade e retornará invertida, em relação à onda incidente. Se continuar a vibrar a corda, existirão duas ondas se propagando ao longo da corda, indo uma de encontro à outra que irão interferir entre si. As extremidades fixas da corda são pontos que não vibram, chamados nós. Entre dois nós, temos pelo menos um ventre.
Através dessas informações, o experimento tem como objetivo gerar ondas estacionárias em uma corda e, determinando a densidade linear da corda, analisar as relações existentes entre a frequência de vibração da corda e o número de modos, comprimento e tensão aplicada, além de obter a velocidade de propagação