Estudo microscópico de um basidiomycota
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
MICOLOGIA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
PRÁTICA Nº: 01
TÍTULO: ESTUDO MICROSCÓPICO DE UM BASIDIOMYCOTA
GRUPO Nº : 01 DATA: 11/04/2011
TERESINA, PIAUÍ.
Estudo Microscópico de um Basidiomycota
OBJETIVO:
Os fungos possuem uma forma de vida bem distinta dos outros seres vivos, o que faz pertencer a um reino próprio, o reino Fungi. Esse estudo tem como objetivo a observação de um Basidiomycota com a intenção de identificar o lado superior reprodutivo e a parte inferior mostrando as lamelas ou lâminas sobre as quais são produzidos os esporos.
INTRODUÇÃO
O Filo Basdiomycota inclui representantes bem familiares, entre eles estão os cogumelos comestíveis e os venenosos, os gasteromicetos, as orelhas- de- pau, os fitopatogênicos, as ferrugens e os carvões. Eles têm papel preponderante na decomposição de substratos vegetais, constituindo 2/3 da biomassa viva (não incluindo os animais) do solo nas regiões temperadas.
Os Basidiomycotas são predominantemente miceliais onde esses sempre são septados, e os septos são uniporados no micélio primário e dolíporos no micélio secundário, o qual constitui a fase mais duradoura do ciclo de vida dos Basidiomycota. Reproduzem-se principalmente por meio da formação de basidiósporos o que os distingue dos demais grupos de fungos.
Possuem reprodução assexuada ou sexuada, onde a primeira ocorre por multiplicação que consiste na divisão celular ou brotamento no caso dos unicelulares (leveduras basidiosporógenas) ou fragmentação nos miceliais, como ocorre em todos os outros grupos fúngicos, e a segunda envolve espermatização e somatogamia. As estruturas de reprodução sexuada compreendem, em geral, basidiomas (corpos de frutificação) que podem ser do tipo gimnocárpico, hemiangiocárpico ou angiocárpico, quanto ao padrão de