reltorio de ul prtic sobre fungos
3015 palavras
13 páginas
IntroduçãoAula pratica desenvolvida nos dias 14 e 21 de março, inicialmente introdutória quanto a material utilizado e metodologia aplicada na inoculação de fungo desenvolvidos de forma proposital. A aula iniciou-se com esclarecimentos quanto a definição e morfologia dos fungos, bem como seu habitat e relacionamento com o meio ambiente, também quanto sua aplicação o uso em redes alimentícias e/ou terapêutico.
Os fungos constituem um grupo de microrganismos de grande interesse prático e científico. São encontrados em todos os ambientes, na água, no solo, no ar, assim como no organismo dos animais e do homem, nos vegetais, insetos, etc.
Devido à sua ubiquidade, eles se tornam importantes sob o ponto de vista profissional e humano, e a conscientização da importância do seu estudo vem se tornando dia a dia mais necessária em vista, dentre outros, dos seguintes motivos:
• Determinar com relativa frequência, diversas micoses nas várias espécies animais e no homem.
• Confundir clinicamente com outras patologias, exigindo do profissional conhecimento prévio da sua existência e dos recursos laboratoriais existentes para se fazer o diagnóstico diferencial entre elas.
Os fungos são divididos em unicelulares e multicelulares. Os unicelulares são as leveduras, que apresentam células arredondadas ou ovais e se dividem por brotamento e raramente por cissiparidade. Os multicelulares são chamados filamentosos, miceliais ou bolores, atualmente conhecidos com oportunistas. Apresentam uma estrutura tubular, com parede rígida, a hifa, que pode ser ramificada. O conjunto de hifas é denominado micélio ou talo. A hifa pode apresentar parede transversal (septo) ou não, portanto o micélio pode ser septado ou asseptado. Alguns fungos apresentam em determinadas condições, um micélio filamentoso e em outras condições, um micélio unicelular, como o das leveduras. Como exemplo desse dimorfismo, temos o Paracoccidioides brasiliensis, Histoplasma capsulatum e Sporothrix schenckii,