Estudo independente
Disciplina: Fundamentos e Historicidade
Prof. Germana Queiroz
ESTUDO INDEPENDENTE
Com base no texto do Luis Claudio de Figueiredo, responder por escrito: Como a psicologia enquanto ciência contribui para produzir subjetividades? Escrever um texto de uma página respondendo à questão. Baseie-se na ideia de “crise de subjetividade privatizada” discutida por Figueiredo e qual o papel da psicologia nessa crise.
A psicologia enquanto ciência nos faz pensar e repensar muitas vezes sobre nossa vida, nossa trajetória, nossa caminhada, nossas experiências vividas, nos põe no papel de pensador e questionador enquanto indivíduos. Através da psicologia começamos a fazer uma análise sobre nossas atitudes, e escolhas, nossa subjetividade. A psicologia nos leva a uma necessidade de questionarmos nossa subjetividade, e como ela está em constante mudança, sempre crescendo através das experiências vivenciadas, podem-se formar novos conceitos, novos pensamentos já que subjetividade é o mundo interno de todo e qualquer ser humano, e é através da psicologia, nós temos acesso a esse mundo interno, no qual não costumamos nos aprofundar, a não ser em uma análise psicológica no qual nós refletimos sobre nossa história e nosso mundo particular. No processo psicológico, os indivíduos passam a repensar sua relação com o mundo, seus papéis, atribuindo um sentido para suas vidas, nisso põe-se a subjetividade em questão.
Quando nos questionamos, questionamentos sobre nossa vida até o presente momento como: Quem eu sou? Porque fiz essa escolha? Porque escolhi segui esse caminho? A crise da subjetividade estudada pela psicologia enquanto ciência levou o homem a pensar acerca das causas e do significado de tudo aquilo eu ele faz e o levou a uma reflexão de quem, e como somos. A liberdade e a igualdade entre outros, são fundamentais para esses questionamentos humanos. Quando se descobre que vivemos numa liberdade falsa, e