estudos independentes
2. Histórico O exame de DNA é utilizado para diversos fins como: ● Identificar suspeitos de crimes; ● Determinar paternidade ou maternidade; ● Construir árvores genealógicas; ● Determinar diferenciação gênica entre populações.
3. Históricos Antes do desenvolvimento da técnica eram utilizados características específicas dos indivíduos determinadas pelo DNA (fenótipo) para análise indireta deste, como o grupo sanguíneo ABO, fator Rh, características físicas como cor de cabelo, pele, habilidade de enrolar a língua em U, lobo da orelha, entre outros. Porém a técnica permite analisar o DNA diretamente.
4. O que é o DNA? O DNA é uma molécula em forma de hélice geralmente em dupla fita.
5. O que é o DNA? O DNA é composto por “blocos” denominados Nucleotídeos. Cada nucleotídeo se liga a outro, como elos formando uma corrente.
6. O que é o DNA? Cada nucleotídeo é formado por um açúcar (desoxirribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada. Apenas a base nitrogenada muda de um nucleotídeo para o outro.
7. O que é o DNA? Existem, basicamente, 5 tipos de bases nitrogenadas: Adenina (A), Citosina (C), Guanina (G), Timina (T) e Uracila (U). Apenas U não é encontrado no DNA, substituindo o T na molécula de RNA.
8. O que é o DNA? A dupla fita de DNA é formada pelo pareamento das bases nitrogenadas de uma das fitas com as da outra. Esse pareamento é específico, onde G sempre se pareia com C e A sempre com T. Isso permite que a informação (a sequencia de nucleotídeos) seja passada adiante durante os processos de duplicação do DNA e da formação de proteínas.
9. O que é o DNA? É no DNA que está presente a informação necessária para a produção de proteínas.
10. O que é o DNA? Como as proteínas estão envolvidas em praticamente todos os