estudo hidrologico
O presente trabalho refere-se à implantação de um bueiro simples tubular de concreto (BSTC), projetado para drenagem da chuva na bacia de contribuição da região no Km 28 da rodovia BR-116, no trecho de Teresópolis – Além Paraíba. Avaliaremos qual é o diâmetro mínimo necessário do BSTC para realizar com eficácia a drenagem da vazão calculada de uma chuva de projeto no local com tempo de recorrência de 50 anos.
2. Estudos Hidrológicos
2.1. Caracterização
A área da bacia hidrográfica foi definida em 37732,25 m² (aproximadamente 3,77 hectares) a partir da planta de levantamento topográfico executado na região. O comprimento do talvegue medido nela foi de 450 metros e o desnível entre os pontos extremos deste talvegue foi de 177 metros.
A bacia situa-se em uma região com grande declividade (maior que 7%), somente interrompida pela BR-116, com a maior parte de sua área ocupada por vegetação natural herbácea e arbustiva, sem sinais de ocupação.
2.2. Tempo de recorrência
Para definir a vazão máxima da chuva de projeto na região, o tempo de recorrência adotado será de 50 anos para maior segurança.
2.3. Tempo de concentração
É o tempo necessário para que toda a bacia participe do escoamento na seção de controle, ou seja, teoricamente, refere-se ao tempo necessário para que uma gota de chuva que tenha atingido o ponto mais distante da seção de controle passe por ela. Assim, garante-se a participação de toda a área de drenagem da bacia e a situação crítica de vazão máxima. Para determinarmos tal parâmetro, utilizaremos a fórmula de Kirpich:
Tc = 57 x L1,155 x H-0,385
Onde:
Tc = tempo de concentração, em horas;
L = comprimento do talvegue principal, em km;
H = desnível entre a parte mais elevada e a seção de controle, em m.
O tempo de concentração calculado para esta bacia foi de aproximadamente 5 minutos.
2.4. Coeficiente de Escoamento Superficial
O coeficiente de escoamento superficial