Estudo hidrológico
INTRODUÇÃO
A Bacia Hidrográfico do Rio Paraopeba (BHRP), sendo um sistema aquático e terrestre, geograficamente definido, e composto por sistemas físicos, biológicos, econômicos e sociais.
A BHRP é de grande importância para o estado, sobretudo para a região metropolitana de Belo Horizonte, que tem 53% da sua população abastecida pelas suas águas. Além de água para o abastecimento público, a bacia do rio Paraopeba fornece agregados finos para a construção civil, como areia e argila, pedras ornamentais, como a ardósia e ainda, minério de ferro.
Algumas áreas da região do Alto Paraopeba estão inseridas no Quadrilátero Ferrífero, com jazidas de minerais, principalmente de ferro. Segundo dados da Agência Nacional de águas – ANA / IBGE, a bacia possui menos da metade da área total de drenagem da bacia do rio das Velhas, mas possui um número maior de usuários cadastrados, entre eles indústrias, empresas e agricultores.
A BHRP situa-se a sudeste do estado de Minas Gerais e abrange uma área de 13.643 km².
OBJETIVO
Os estudantes de Engenharia Civil da Faculdade IESPLAN, buscando a melhora do aprendizado na matéria de hidrologia, resolveram fazer um estudo hidrológico da BHRP.
O rio Paraopeba é um dos mais importantes tributários do Rio São Francisco e percorre 537 Km da sua nascente, no município de Cristiano Otoni, até a sua foz em Felixlândia, no lago de Três Marias.
ÁREA DE ESTUDO
A bacia hidrográfica do rio Paraopeba situa-se a sudeste do estado de Minas Gerais e abrange uma área de 13.643 km2. O rio Paraopeba, tem como seus principais afluentes o rio Águas Claras, Macaúbas, o rio Betim, o rio Camapuã e o rio Manso. Ele é também um dos mais importantes tributários do rio São Francisco, percorrendo aproximadamente até a sua foz no lago da represa de Três Marias, no município de Felixlândia, 510 km. A bacia do rio Paraopeba possui uma área que