estudo encaminhado
A Educação Física atual, o que ela representa, as responsabilidades que ela adquiriu ao longo desses anos, a preocupação de promover saúde no sentido de prevenção ao invés de cura as formas naturais e livres de se praticar exercícios tendo como consequência um desenvolvimento físico e mental menos exposto às doenças como o stress, sedentarismo, osteoporose, doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, principalmente no que se refere à saúde de nossas crianças.
Se pararmos para analisar os objetivos da Educação Física, veremos que houve uma evolução muito grande quanto ao conceito de aplicá-la, desde quando era usada para cultuar o próprio corpo, passando pelas guerras, o esporte competitivo e, finalmente, hoje quando ela está voltada para a qualidade de vida (saúde, lazer, educação, esporte). Embora a maior parcela da sociedade ainda seja sedentária, os que se mexem podem ser divididos entre praticantes de esportes e frequentadores de academia de ginástica. Esse público vem aumentando cada vez mais superando os esportistas por razões simples. Um dos fatos que pesa bastante é a questão do tempo disponível que as pessoas não têm mais com o ritmo alucinante do trabalho e excesso de tarefas diárias.
Nos últimos dez anos o número de academias em todas as cidades praticamente dobrou exigindo também grandes investimentos na indústria de equipamentos, modernização e embelezamento dos ambientes e aperfeiçoamento dos profissionais. As pessoas que procuram academia o fazem por dois objetivos básicos: melhorar a aparência ou a saúde e bem estar. Claro, quem melhora a aparência acaba melhorando também a saúde, mas se o foco for só isso corre o risco de excesso e acometimento de lesões.
A faixa etária também é outro fator que mudou a "cara" da academia. Antes frequentadas, na maioria por jovens, hoje nota-se uma grande procura pelos mais velhos, uma população mais fiel aos programas de ginástica desde que seja profissionalmente bem